sábado, 6 de dezembro de 2008

Efemérides Académicas (16)

6 de Maio de 1849: Inauguração de um teatro mandado construir pelos estudantes que serviu até se fazer o de D. Afonso Henriques, no Convento de S. Francisco, com a representação do drama em 5 actos “O Cigano”.

14 de Abril de 1850: À noite, representaram os (estudantes) curiosos, no teatro, um novo drama em 4 actos, “Uma Vingança”, a 1.ª composição do vimaranense João Machado Pinheiro de Melo (1º Visconde de Pindela). A cena passa-se na antiga Espanha e o drama mereceu os aplausos dos entendedores e do público. O autor e os curiosos foram chamados fora e aplaudidos com entusiasmo, lançando-se várias coroas e algumas prendas ao jovem autor que é de certo um moço de muito mérito e de esperanças (notícia do “Periódico dos Pobres do Porto”.) O mesmo jornal, no seu nº 94, em correspondência de Guimarães, depois de apreciar o drama, diz “ Todos os actores andaram muito bem; o senhor Tomás Pinto de Almeida Carvalhais no papel de D. Henrique de Vilhena, o senhor Rodrigo Martins da Costa no papel de D. Macias, o sr. Sebastião no papel do judeu Aben-zarsal, o senhor Almeida no de D. Gastão, brilharam muito, e os espectadores lhes deitaram as bem merecidas coroas e penhorados do merecimento do drama e do seu bom desempenho fizeram sair ao palco todos os actores, o autor do drama e Domingos (frei) de S. Miguel Durães, que se havia imortalizado nas vistas da sala régia rodeada de escudos de armas, e na do cárcere todo em abóbadas de gosto gótico “não é lisonja, é um dever ao seu merecimento, e quem as vir não poderá deixar de as admirar “), e nesta ocasião a todos tributaram os mais merecidos louvores, recitaram-se duas poesias em glória do autor e a comissão do teatro, em prova de gratidão, ofereceu ao autor um livro com um tinteiro em cima, tudo feito de linha pelas delicadas mãos da excelentíssima senhora dona Joaquina Carolina de Santa Rosa de Lima e Almeida, religiosa no convento das freiras dominicanas desta vila, de quem as obras deste género são bem conhecidas em todo o reino. A Farsa foi o Vaudeville que também bem desempenhada. Foi grande a concorrência, chegando a vir gente de Braga e outras terras remotas da vila, e todas se retiram satisfeitas eram duas horas da noite. Ao autor do drama “A Vingança”:

Ouve palmas, que palmas retumbam/ Olha os louros, que a glória te dá;/ Vai colhê-los, cantor, que mais louros/ Ainda a glória, o porvir te dará. / Oh! Não canse teu grande talento !/ Olha avante, cantor divinal ! / Oh! Não pares, que estarei tão bela/ vai teu nome tornar imortal./ Olha avante; não vês no futuro / Nova estrela, tão meiga a surgir ? / É o génio a tecer-te mil loas, / Que hás-de ainda na fronte cingir.

D. Ana Amália de Sá “.

28 de Novembro de 1850: A câmara faz duas representações à Rainha, em uma, pede: criação de uma cadeira de aula para meninas, nesta vila, com ordenado anual de 90$000 rs., metade o Tesouro e metade a Câmara, sem mais vencimento; e criação de uma escola de ensino primário, reclamada pelas freguesias de Tagilde, S. Paio e S. Faustino de Vizela, Gémeos, Serzedo, Calvos e S. Cristóvão da Abação, numa delas, por não terem pública nem particular, e ter acabado a única gratuita instituída pelo fundador do convento da Cruz – na outra, pede: para que os tabeliães na renovação dos prazos se regulem pelas antigas vedorias, medições e confrontações, sem mais cometerem o abuso de exceder os limites do prazo antigo, sob severas penas.

27 de Dezembro de 1852: Decreto criando a escola de educação de meninas desta vila; e em 30 de Abril de 1858 foi aberto concurso para prover a mesma escola com o ordenado de 90$00 reis, pagos metade pela câmara municipal e metade pelo tesouro público.

23 de Setembro de 1854: A Câmara representa ao regente D. Fernando, pedindo uma aula de lógica - filosofia racional e moral - .

5 de Dezembro de 1856: Não obstante chover todo este dia, os estudantes saíram com o seu pregão, e só se recolheram das 9 horas da noite.

6 de Dezembro de 1856: Os estudantes festejaram na forma do costume, não obstante a chuva, a qual foi continuada depois do meio dia, pelo que apareceram poucas exibições, porém, à noite, terminaram com uma mascarada, quadro vivos, etc., grátis, no teatro de D.

6 de Dezembro de 1861: Os Estudantes não fazem as suas festas brinquedos, “do S. Nicolau”, por estar de luto a Nação pela morte de El-Rei D. Pedro V.

9 de Janeiro de 862: Decreto criando nesta cidade uma cadeira de matemática, geometria e língua francesa em curso bienal. Foi aberto concurso por 60 dias perante os reitores dos liceus nacionais de Coimbra, Lisboa e Porto para provimento da cadeira e principiou a contar-se em 1864.

5 de Dezembro de 1862: O Bando foi feito pelo José (Fatinho) Ferreira Mendes de Abreu e recitado pelo (Menino de Ouro) Domingos Ribeiro da Costa Sampaio.

6 de Dezembro de 1862: Festa dos Estudantes: tudo o costume, nesta tarde dois bailes.

[in Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria. Manuscrito da SMS.]

Mais efemérides: aqui


11 comentários:

ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS/2009: LUCAS & MATHEUS, DANIEL, LÉO & LEANDRO, BANDA CORAÇÃO SERTANEJO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON. Consulte o nosso site e blog: www.alproducoes.com e www.alproducoes.blogspot.com. Contacto: 913729192

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto de minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolesçentes na minha comunidade carente aqui no Rio de janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00. Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos. Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

Anônimo disse...

Wanna Get HIGH? Running out of Supply? Then Check Out My Shit!
>>>>> http://bestlegalhighsdrugs.info <<<<
If you have questions, you can email my boy at online.mentor [at] gmail.com


[size=1] IGNORE THIS----------------------------
elgal buds crystal meth user signs [url=http://bestlegalhighsdrugs.info] legal highs that work [/url] salviia ddivinorum hashish production [url=http://buybudshoplegalherbs.info] smoke legal herbs[/url] bufo alvariius amamita muscariia [url=HTTP://BUYINGMARIJUANASALE.INFO] Order Marijuana [/url] growing salvia plants faces of meth [url=HTTP://BUYLEGALBUDSCOMREVIEWS.INFO] legal buds reviews [/url] buy kratom plant Meth Effects [url=HTTP://CANNABISHIGH-PILLSHIGH.INFO] Marihuana Effects[/url] keatom esctasy pilsl [url=HTTP://HOWTOBUYWEED-BUYINGWEED.INFO] how to bargain marihuana[/url] spore syringes ecstasu oills [url=http://legalbud.drugreviews.info] legalbuds [/url]

lycaeum meth saliva drug test facts [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weeds [/url] kratom x ssalvia divinorjm [url=http://buysalvia.lamodalatina.com] purchase salvia divinorum[/url] auahuasca Legal Herb Smoke Buy Herbal Smoke Legal Herbal Pills Panama Bud

salvka dkvinorum amannita muscaeia [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legalweed [/url] a amanita muscaria ectsasy plils [url=http://buysalviacheap.com] purchase salvia leaves[/url] vegetables seeds how to smoke meth
[url=http://guaranteedheightincrease.info/]height enhancement[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/
height improvement - http://guaranteedheightincrease.info
[url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis growth[/url] - http://provenpenisenlargement.info/
proven penis enhancement - http://provenpenisenlargement.info/
[url=http://provenskincareadvice.info/]skin care tips[/url] - http://provenskincareadvice.info/
skin care tips - http://provenskincareadvice.info/
[url=http://getrichgambling.info/]get rich gambling[/url] - http://getrichgambling.info/
get money gambling - http://getrichgambling.info/
[url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreaks[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
herpes outbreak - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
[url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]stop premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
cure premature ejaculation - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
[url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]mobile phone for sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
3g mobile cell phone on sale - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
[url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] international oddities reviews[/url]
internationaloddities review
[url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]dro bud reviews [/url]
review of dro bud
[url=http://bestacnetreatmentreviews.info] acne treatment reviews[/url] http://bestacnetreatmentreviews.info
acne treatment reviews http://bestacnetreatmentreviews.info
[url=HTTP://LEARN-HYPNOSIS-ONLINE.INFO]learn hypnosis online[/url]
learn hypnotism online

Anônimo disse...

This might be a bit off-topic but I believe there are a lot of smokers here on www.blogger.com. I decided to find a good vendor of e-smokes. I'm done with paying so much for tobacco smokes.A friend recommended [url=http://www.insanereleases.info/greensmokef.html]G Smoke[/url] According to their website this is how they described their product:
"Green Smoke offers quality Electronic cigarettes with disposable cartridges that produce the highest smoke volume in the industry. With a variety of flavors and nicotine levels, Green Smoke's™ patented product offers convenience and exhibit performance that is unmatched. G Smoke products have been independently tested for safety."
I'm thinking of buying them. Anyone else have experience with this e-cigarette?

Anônimo disse...

Good day all, I just registered on this lovely forum and desired to say what's up! Have a remarkable day!

Anônimo disse...

megan fox barefoot, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]megan fox and transformers[/url] megan fox hot body
kim kadashian playboy, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardashian halloween[/url] kim kardashian reggie bush free videos
miley cyrus vs taylor swift vs carrie underwood, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]taylor swift lautner[/url] i'd lie -- taylor swift free sheet music
free hannah montana video party and the usa, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]hanah montana dress up[/url] hanna montana movie cast
harry potter and the deadly hallows trailer, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]hary potter pinata[/url] free harry potter ebooks
cruise to cash and email me, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]tom cruise movie list[/url] distance from cruise port to airport hilo hawaii
justin bieber wallpaper, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin bieber my space[/url] justin bieber articles
britney spears without, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]britney spears and jenna[/url] britney spears at beach
megan fox toppless, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]megan fox nue[/url] magan fox naked

Anônimo disse...

if you guys requisite to conjecture [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra drugstore pro generic drugs.
you can ascertain drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the chief [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] informant on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anônimo disse...

Attraction casinos? probe this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url] pilot and fake online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also discontinuation our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] give something at http://freecasinogames2010.webs.com and be heir to in legitimate folding spondulix !
another modern [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] conspire is www.ttittancasino.com , in gain german gamblers, call manumitted online casino bonus.

Anônimo disse...

Make room the animal with two backs casinos? enquire this untested [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] games. pilot and tergiversate online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our lately [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] control at http://freecasinogames2010.webs.com and increase the lead corporeal folding change !
another modern [url=http://www.ttittancasino.com]casino[/url] spiele locate is www.ttittancasino.com , as opposed to of german gamblers, slip in manumitted online casino bonus.

Anônimo disse...

Do you use 2-ply TP or single-ply? [url=http://tjenepengerpaanett.blog.com/]tjene penger online[/url]

Anônimo disse...

looking for [url=http://www.web-house.co.il/SEO%20Specialist.htm]seo specialist[/url] ? validate for all to see our [url=http://www.smashflash.com/]free twinkling of an eye templates[/url] and get your own falsh website for democratic today, colossal set of unchained [url=http://www.smashflash.com/]flash templates[/url] repayment for you online, many unexplored designs with ir without flash.
so choose your [url=http://www.smashflash.com/]free flash template[/url] from the larget [url=http://www.smashflash.com/]flash templates[/url] selection. so get your [url=http://www.smashflash.com/]free website templates[/url] now and build your [url=http://www.smashflash.com/]free website[/url] .
want to watch [url=http://www.sex4sex.co.il/adult-movies.htm]adult movies[/url]? or even to [url=http://www.sex4sex.co.il/]buy viagra[/url] online, check this new [url=http://www.toys4sex.co.il/]online pharmacy[/url] for great deals. so [url=http://www.ewgpresents.com/]buy viagra[/url] online. check out this [url=http://www.realcazinoz.com/fr//]Casino en ligne[/url]. or [url=http://sites.google.com/site/casinospiele2010//]casino spiele [/url]. [url=http://www.cd-empty.com/]online casinos[/url] , check out this great [url=http://www.omniget.co.il/]online casino bonus[/url] .