quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

S. Nicolau padroeiro

S. Nicolau, na Igreja Paroquial de S. Nicolau, Porto.
Fotografia de João Paulo Sotto Mayor, retirada do livro "Dicionário de Santos",
de Jorge Campos Tavares, Lello Editores, 3ª edição, 2004, Porto.



S. Nicolau: Patrono dos Barqueiros, bombeiros, carniceiros e talhantes, crianças, estivadores, estudantes da instrução primária, farmacêuticos, marinheiros, meninos de coro, mercadores, merceeiros, navegadores, procuradores, raparigas casadoiras, vinhateiros e negociantes de vinho.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Nicolau de Mira e de Bari

Fotografia do S. Nicolau existente na Torre dos Almadas encontrada aqui.


"Nicolau de Mira e de Bari (6 de Dezembro). Santo muito popular, tem a vida recheada de lendas. Terá nascido cerca de 270 em Patras, na Lícia e, depois duma infância milagrosa e duma juventude cheia de piedade, foi eleito bispo de Mira, na Ásia Menor. Combateu a heresia ariana no Concílio de Niceia e morreu em 342. A lenda fez dele uma mistura de Pai Natal e Neptuno. É representado, iconograficamente, vestido de bispo, com mitra e báculo. Os atributos são três bolsas sobre um livro - alusões aos dotes que terá dado a três jovens pobres, a fim de poderem casar e viver vida honesta. Outro atributo é uma selha com três crianças - alusão a um milagre de reconstituição e ressurreição levado a cabo pelo Santo em três crianças assassinadas e esquartejadas. Outro atributo é um barco. Com a reforma do calendário litúrgico (9-5-69) pelo Papa Paulo VI, tornou-se opcional a observância do seu dia festivo."


Jorge Campos Tavares, Dicionário de Santos, Lello Editores, 3ª edição, Porto, 2004.


No mesmo livro, no apêndice "Dicionário de Santos e Padroeiros de Artes e Profissões", podemos ver, na página 214, que S. Nicolau surge como padroeiro dos Estudantes da Instrução Primária (porque único padroeiro das crianças), não surgindo como padroeiro dos Estudantes do Ensino Secundário. Esta distinção não se faria noutros tempos, mas vem reforçar a nossa tese de que as Festas a S. Nicolau terem tido origem mesmo na Colegiada e não nos Estudos Superiores da Costa.
Curioso também verificar que S. Nicolau é padroeiro das raparigas casadoiras.


Frei Clemente de Santa Maria das Dores

sábado, 19 de janeiro de 2008

O Monumento: o processo e as demoras

A construção do Monumento tem-se vindo a alastrar há muito tempo, conforme se vem dizendo. Segundo nos conta a AAELG-VN, desde 1999: a 5 de Maio desse ano deliberou a direcção dessa associação "a abertura do processo com vista à construção de um 'Monumento ao Nicolino'". A 13 de Agosto dá-se o primeiro contacto entre o Presidente "dos Velhos" e o Arqt.º Miguel Frazão, técnico da Câmara responsável por estes processos. Logo nesse encontro ter-se-á acordado que o local mais apropriado para a instalação do Monumento seria junto ao local onde o Pinheiro é enterrado, no Largo D. Domingos da Silva Gonçalves, junto à Igreja dos Santos Passos.
De seguida foi convidado José de Guimarães para o desenhar. O artista plástico vimaranense prontamente aceitou, e em Junho de 2000 já tinha a direcção da AAELG-VN em sua posse "o projecto da escultura de homenagem ao Nicolino", que é aprovada por unanimidade e aclamação na Assembleia-Geral dessa associação, no dia 29 de Novembro do mesmo ano. Entretanto, a 15 desse mês, já o jornal "Comércio de Guimarães" noticia problemas com a obra.

("O Comércio de Guimarães", 15 de Novembro de 2000. Clique na foto para aumentar.)

Estes mesmos problemas arrastar-se-ão ao longo dos anos seguintes, continuando a Associação a insistir no local, ainda que outros tenham sido sugeridos, como por exemplo, a entrada do Parque da Cidade. Mais tarde, chega-se a acordo entre o artista, a Associação e a Câmara quanto à volumetria da obra, que acaba reduzida para cerca de cinco metros de altura. Recorde-se também que o largo onde o Monumento foi erigido contava já com um memorial a D. Domingos da Silva Gonçalves, benemérito das Oficinas de S. José de Guimarães que se havia erguido poucos anos antes. O arranjo urbanístico do espaço, que contou com a plantação de algumas oliveiras e a elevação de uma parte do terreno teve a assinatura do próprio Arqt.º Miguel Frazão.

Finalmente, a 6 de Dezembro de 2006, é anunciado pelo Presidente da Câmara à AAELG-VN, em plenas Danças de S. Nicolau, que o Monumento poderia finalmente avançar. A primeira data prevista para a sua inauguração era 29 de Novembro de 2007, a coincidir com o início das Festas desse ano. Infelizmente, a cerimónia teve de ser adiada por ainda não estar concluída a escultura. Acabou por chegar na segunda semana de Janeiro de 2008, e será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 25.


Frei Clemente de Santa Maria das Dores

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Inauguração do Monumento Nicolino

Vídeo da GmrTV

O Monumento Nicolino será inaugurado no próximo dia 25 de Janeiro.

O programa é o seguinte:

17:00 - Concentração junto à Igreja dos Santos Passos
17:30 - Inauguração do Monumento
20:00 - Jantar de confraternização no restaurante Dan José


O jantar será também de comemoração do 35º aniversário da chamada tertúlia do "Jaime Stack", jantar de um grupo de antigos amigos dos tempos de liceu (grupo mais tarde alargado) que se reúne desde 1973 na última sexta-feira de cada mês.


Mais informações sobre a inauguração e o jantar aqui.