sábado, 19 de janeiro de 2008

O Monumento: o processo e as demoras

A construção do Monumento tem-se vindo a alastrar há muito tempo, conforme se vem dizendo. Segundo nos conta a AAELG-VN, desde 1999: a 5 de Maio desse ano deliberou a direcção dessa associação "a abertura do processo com vista à construção de um 'Monumento ao Nicolino'". A 13 de Agosto dá-se o primeiro contacto entre o Presidente "dos Velhos" e o Arqt.º Miguel Frazão, técnico da Câmara responsável por estes processos. Logo nesse encontro ter-se-á acordado que o local mais apropriado para a instalação do Monumento seria junto ao local onde o Pinheiro é enterrado, no Largo D. Domingos da Silva Gonçalves, junto à Igreja dos Santos Passos.
De seguida foi convidado José de Guimarães para o desenhar. O artista plástico vimaranense prontamente aceitou, e em Junho de 2000 já tinha a direcção da AAELG-VN em sua posse "o projecto da escultura de homenagem ao Nicolino", que é aprovada por unanimidade e aclamação na Assembleia-Geral dessa associação, no dia 29 de Novembro do mesmo ano. Entretanto, a 15 desse mês, já o jornal "Comércio de Guimarães" noticia problemas com a obra.

("O Comércio de Guimarães", 15 de Novembro de 2000. Clique na foto para aumentar.)

Estes mesmos problemas arrastar-se-ão ao longo dos anos seguintes, continuando a Associação a insistir no local, ainda que outros tenham sido sugeridos, como por exemplo, a entrada do Parque da Cidade. Mais tarde, chega-se a acordo entre o artista, a Associação e a Câmara quanto à volumetria da obra, que acaba reduzida para cerca de cinco metros de altura. Recorde-se também que o largo onde o Monumento foi erigido contava já com um memorial a D. Domingos da Silva Gonçalves, benemérito das Oficinas de S. José de Guimarães que se havia erguido poucos anos antes. O arranjo urbanístico do espaço, que contou com a plantação de algumas oliveiras e a elevação de uma parte do terreno teve a assinatura do próprio Arqt.º Miguel Frazão.

Finalmente, a 6 de Dezembro de 2006, é anunciado pelo Presidente da Câmara à AAELG-VN, em plenas Danças de S. Nicolau, que o Monumento poderia finalmente avançar. A primeira data prevista para a sua inauguração era 29 de Novembro de 2007, a coincidir com o início das Festas desse ano. Infelizmente, a cerimónia teve de ser adiada por ainda não estar concluída a escultura. Acabou por chegar na segunda semana de Janeiro de 2008, e será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 25.


Frei Clemente de Santa Maria das Dores

Nenhum comentário: