segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Efemérides Académicas (15)

6 de Dezembro de 1843: Lê-se na “Revista Universal Lisbonense”, jornal redigido por António Feliciano de Castilho, o seguinte: - “Máscara Histórica – A festa de S. Nicolau em Guimarães é popular e antiga na terra. Este ano foi ainda mais luzida do que nos precedentes. A dança dos mascarados principalmente, esteve muito para ver: entre outras figuras apareceu nela uma representando um egresso a pedir esmola aos ricaços, que herdaram todos os seus bens, estando ele ainda vivo! O pensamento foi aplaudido geralmente”.

2 de Março de 1844: Francisco Pedro da Costa Rocha Viana, “O Venâncio”, professor régio de latim nesta cidade, natural da de Viana, casa com D. Maria de Oliveira, filha dos seus estalajadeiros, Manuel Francisco,”O salpicão”, e Quitéria Maria, da praça de Nª Sª da Oliveira.

5 de Dezembro de 1845: “Véspera de S. Nicolau – Saiu logo de manhã uma exibição arremedando os Engenheiros das Estradas, por varias ruas da vila, e tendo-se recolhido os Estudantes de fazer a exibição, mandou o administrador proibir as máscaras por um Edital, o qual foi tirado logo por os Estudantes irem pedir ao administrador para que tolerasse o saírem com máscaras, o qual anuiu, uma vez que apresentassem por escrito uma declaração dos empregados das estradas pela qual se mostrasse que se não achavam ofendidos”. P.L.

6 de Dezembro de 1845: Houve a função de S. Nicolau nesta vila segundo o antiquíssimo costume, não saindo um carro e uma dança chinesa, por causa da chuva. A dança ficou transferida para outro dia. P.L.

5 de Dezembro de 1846: “Saíram os Estudantes com o seu Bando conforme o antiquíssimo costume, sendo brilhante pelas muitas figuras que levava, como Minerva, Vénus, a Fama, etc., todas ricamente vestidas. Apesar dos acontecimentos políticos que tinham havido em toda a Província, e com especialidade nesta vila, esta função fez-se com o maior sossego possível”. P.L.

6 de Dezembro de 1846: “Houve nesta vila a função de S. Nicolau, conforme o antiquíssimo costume, havendo sossego em todo o dia, apesar de se esperar o Barão do Casal com a força de tropa de linha que tinha em Trás-os-Montes e que tinha chegado no dia antecedente a Amarante (Este general e a sua tropa era a favor da Rainha e do seu Governo de Lisboa) e estarem em ordem de marcha os voluntários d'El Rei”. P.L.

5 de Dezembro de 1847: Sai pela 1.ª vez impresso o Bando dos estudantes.

[in Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria. Manuscrito da SMS.]

Mais efemérides: aqui


Nenhum comentário: