17 de Setembro 1817: Provisão nomeando professor substituto de latim por 3 anos o padre Francisco Xavier de Sousa Lobo, no impedimento por moléstia do professor proprietário, padre António Lobo de Sousa.
13 de Maio de 1819: Por ser o aniversário de el-Rei D. João VI, os estudantes representam na casa da ópera, que era atrás da capela de Nossa Senhora da Guia, onde está a casa da sacristia, uma tragédia que foi mal desempenhada.
20 de Outubro de 1819: Provisão nomeando substituto por 3 anos do professor de latim, doente, padre António Lobo de Sousa, a João Ferreira dos Santos.
1 de Dezembro de 1821: O juiz de fora Bento Ferreira Cabral proíbe que os estudantes andem mascarados em dia de S. Nicolau. PL (que afinal foi tolerado a pedido de Gaspar Teixeira, com a condição de não usarem de armas proibidas).
3 de Dezembro de 1821: Os estudantes em número de 140 fazem um requerimento ao juiz de fora Bento Ferreira Cabral o qual é apresentado por Gaspar Teixeira, e o corregedor (sic) tolera-lhes se mascarassem mas proibindo o uso de armas. P.L.
27 de Julho de 1822: Provisão nomeando professor da cadeira de latim de Guimarães a João Ferreira dos Santos, vaga por óbito do padre António lobo, com 240$000 réis. Tomou posse a 7 de Agosto de 1822.
6 de Dezembro de 1822: Não obstante haver proibição, saíram alguns estudantes mascarados. P.L. - Diz o José de Freitas Costa: veja-se Poesias a João Evangelista.
28 de Novembro de 1822: Sai um Bando em que por ordem do Intendente geral da polícia se proibiam as mascaras em dia de S. Nicolau.
12 de Janeiro de 1823: Saem mascarados os estudantes acompanhando um carro com o retrato de Sua Majestade. o Sr. D. João VI e cantando o hino constitucional e fazendo uma brilhante dança. Repetiram tudo no dia seguinte. P. L.
[in Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria. Manuscrito da SMS.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário