31 de Agosto de 1823: Neste dia houve a 3.ª e última corrida de touros, precedida de um baile (uma vistosa dança) feito pelos estudantes, o qual percorreu todas as ruas, em honra do Visconde d'Azenha, Martim Correia, pela sua chegada de Lisboa no dia 16. PL e J. L. de F.
13 de Maio de 1825: Às 7 horas da tarde chegaram aqui próprios que traziam folhas com as proclamações de S. M. Sr. D. João VI em que ordenava não obedecessem a seu filho o sr. Infante D. Miguel. E também nas mesmas folhas vinha um decreto do dito rei que mandava soltar todos os que haviam sido presos desde o dia 30 de Abril, e demitindo do posto e general em chefe a S. ª R. o sr. Infante D. Miguel. À noite houve teatro em que os estudantes representaram, "José II", mas não se fez memória desta notícia. PL
27 de Junho de 1825: Nasce nesta cidade o padre José Leite de Faria Sampaio, vulgo o padre José Mico, maior brincalhão que durante muitos anos, até 1866, tiveram os folguedos dos estudantes ou festas do S. Nicolau. Era bom cantochonista, tinha para isso uma forte e doce voz, muito agradável.
1 de Agosto de 1825: Morre João Cucusio da Rua Nova. Foi sepultado na capela dos 3ºs Franciscanos. PL - Este era o célebre Cucusio que na madrugada de 5 de Dezembro os estudantes, andando às posses, visitaram fazendo-lhe em frente da sua vivenda grande gritaria "Ò Cucusio mostra o cu" e ele os satisfazia vindo à janela mostra-lhes o olho do cu.
5 de Dezembro de 1825: "São presos alguns estudantes por andarem com as caras pintadas. No dia seguinte pegaram em armas alguns milicianos para prenderem todo aquele que andasse mascarado. Os estudantes que andaram com as caras pintadas foi por haver tolerância do Corregedor a que o Juiz de Fora se opôs ,mandando-os prender. Estas ordens indispuseram a maior parte dos habitantes contra os motores de tais medidas. No dia seguinte apareceram imensos pasquins". P.L
[in Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria. Manuscrito da SMS.]
Um comentário:
Visite-nos em www.ditadoresdeopiniao.blogspot.com
Quando nós quisermos a sua opinião...Damos-lha!
Postar um comentário