segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Festejos dos Estudantes da aula de latim de Guimarães denominados de S. Nicolau (II)

Continuámos a transcrever um testemunho publicado no jornal O Comércio de Guimarães, sobre as festas do estudantes a S. Nicolau na segunda metade do século XIX:

"Copiaremos dum jornal a origem deste costume antiquíssimos.

"No último quartel, talvez, do século passado, um cónego da I. e R. Colegiada legou aos rapazes coreiros em seu testamento uma renda, constando de certa medida de castanhas e maçãs, imposta numa sua quinta de Santo Estêvão de Urgezes.

Os coreiros iam ali todos os anos, no dia de S. Nicolau, recebê-la, vindo depois a cavalo e em hábitos de coro oferecê-la às pessoas mais gradas da terra.

Esta velha usança, depois de renhidas demandas e peripécias, passou para os estudantes de latim em Guimarães, que deram ao caso a aparência duma grande festa com cavalhadas, com mascarados, danças, pregão em verso, algum dos quais se deve à pena inspirada do mavioso poeta e distinto médico João Evangelista, exibições, serenatas, espectáculos teatrais, tudo anunciado pela bandeira escolástica, pomposa e solenemente içada na noite do dia 29 de Novembro no Campo do Toural, tendo lugar o resto e o mais ruidoso da festa nos dias 5 e 6 de Dezembro.

Era isto um privilégio tão exclusivo dos estudantes vimaranenses, que quem se atrevesse a violá-lo, embora pertencesse à classe mais distinta, era irremediavelmente mergulhado no tanque do antigo Chafariz do Toural.

No próximo número ofereceremos aos nossos amáveis leitores mais alguns apontamentos sobre estes festejos."

(O Comércio de Guimarães, Dezembro de 1906)
[continua]

Nenhum comentário: