quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O 1 de Novembro nas Nicolinas

A 1 de Novembro celebra-se o dia de Todos os Santos. É costume popular antecipar-se aquilo que deveria ocorrer a 2 de Novembro (o dia de Fiéis Defuntos), a ida ao cemitério prestar culto aos antepassados e queridos defuntos. A esta celebração não são alheios os estudantes vimaranenses.

É costume antigo deslocar-se a Comissão de Festas Nicolinas neste dia, em luto ao cemitério, para prestar homenagem aos Velhos já falecidos. Saindo manhã cedo do centro da cidade (normalmente da Torre dos Almadas), dirigem-se os estudantes à capela de S. Nicolau para "cumprimentar o Santo". À frente, levando o estandarte, parte o Primeiro Vogal da Academia, logo seguido do Presidente e restante Comissão por ordem hierárquica. Seguem em fila, com o traje em luto, silenciosos, pelas ruas da cidade em direcção à Atouguia. A acompanhá-los poderão estar outros estudantes, novos ou antigos, que com eles pretendam prestar homenagem.

Ao passarem pelas vendedoras no mercado (no velho), fazem os estudantes peditório de ramos de flores e velas. Carregados, seguem no mesmo cortejo até ao cemitério, onde se dirigem primeiramente à capela. De lá, visitam as campas de alguns Velhos notáveis. Entre outros, visitam-se as de Gomes Alves, Hélder Rocha, Jerónimo Sampaio, Emídio Guerreiro, Senhora Aninhas, entre muitas outras.

Terminada esta cerimónia, é tempo de ir tirar a barriga de misérias que o pequeno-almoço já foi há muito, para quem o tomou.

Há quem considere que a actividade propriamente dita da Comissão principia neste dia. De facto, é este o dia em que os estudantes pela primeira vez saem à rua para se mostrarem à cidade, apesar de ser costume irem avançados os peditórios a esta data. No entanto, não me parece a mim, fiel e defunto, que este seja dia de grandes folguedos, pelo que as festas, ou o "aquecimento" para as mesmas, começa daí a uns dias, com as Moinas. O dia exige sobriedade e respeito.


Frei Clemente de Santa Maria das Dores

Nenhum comentário: