sábado, 1 de novembro de 2008

Apresentação de um Velho

Por intermédio do Frei Clemente de Santa Maria das Dores, os distintos frades deste blog «O S. Nicolau» entenderam, por critérios que apenas eles saberão, endereçar-me um convite para contribuir com este seu projecto de divulgação das Nicolinas, com algum/alguns textos. Convite que, como verão, redundará em enormíssimo erro.

Em primeiro lugar cabe-me agradecer e manifestar a minha aceitação, não apenas por se tratar de uma oportunidade para poder expor os meus pensamentos sobre esta festa à qual tenho emprestado tanto do meu tempo e dedicação, como essencialmente, por poder contribuir para um blog que, assim que dele tive conhecimento (em 21.01.2008), tratei de elogiar por e-mail dirigido directamente ao Santo.

Elogio fundado no tratamento diferenciado que neste blog é dispensado às Festas Nicolinas: uma abordagem evoluída, académica e instruída; dizia eu, então, que este blog assumia “... um registo de investigação e uma abordagem que exalta a vertente Histórica que tanta falta faz às Nicolinas. Para as credibilizar e dimensionar a uma altura que, como evento folclórico não exclusivamente estudantil, claramente merecem e justificam. Assim saibam nelas pôr olhos alguns investigadores do nosso país, conferindo-lhes o valor que lhes é devido, assentes numa rara continuidade praticamente ininterrupta, da exaltação da juventude de um povo.”

Sou um nicolino como todos os que passaram pelo ensino secundário de Guimarães.

Integrei a Comissão de Festas Nicolinas em 1992 (com o cargo de Sub-chefe de Bombos), ano no qual fui igualmente Pregoeiro, assim que terminei o secundário dirigi-me prontamente à Torre dos Almadas para me tornar sócio da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (hoje, também, “/ Velhos Nicolinos”), em 1995 fundei, com mais 11 amigos nicolinos, a Associação de Comissões de Festas Nicolinas e já no início deste século (!) tornei-me irmão da Irmandade de São Nicolau, pelo que me encontro associado a todas as instituições nicolinas.

Proponho-me então a contribuir com dois temas que – aviso já! – poderão pecar por excesso de caracteres.

Abordarei o presente das Nicolinas, as questões actuais e as que se encontram em discussão no mundo nicolino, e o futuro das Nicolinas, ou seja, aquilo que, em minha opinião, deverá fazer parte do futuro das nossas festas, ou pelo menos o que se deverá resolver para que esse futuro possa surgir como todos o sonhamos.

Reitero os meus agradecimentos pelo convite que me endereçaram, para o qual espero apenas poder estar à altura.



André Coelho Lima

* * *

Estrutura do artigo:

FUTURO

1 – ESTATUTO DO NICOLINO
2 – ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL (ACADEMIA NICOLINA)
3 – COMPONENTE DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA



PRESENTE

1 – REGISTO DA MARCA NICOLINAS
2 – COMISSÃO DE FESTAS

Nenhum comentário: