quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Efemérides Académicas (13)

23 de Novembro de 1837: São aprovados e assinados por 39 estudantes os Estatutos " Associação Escholastica Vimaranense", contendo as regalias que gozava o estudante.

13 de Junho de 1838: À noite, os estudantes de Guimarães representaram, na casa do Teatro, uma peça intitulada "Trinta Anos, ou a vida de um Jogador", a qual desempenharam sofrivelmente. A entrada foi grátis. PL.

30 de Julho de 1838: Representaram alguns estudantes desta vila, na casa da comédia da mesma, uma peça intitulada "A Disciplina Militar das Tropas do Norte", a qual foi desempenhada sofrivelmente. tempo se tinha organizado, só para o fim de promover estes divertimentos. PL

13 de Setembro de 1838: Decreto nomeando José Cândido de Sá Pereira, para professor proprietário da cadeira de latim desta vila. O mesmo, por decreto de 25 de Setembro de 1838 é nomeado para cadeira de latim de Barcelos e declarado sem efeito aquele decreto que o nomeou para Guimarães.

21 de Novembro de 1838: A Relação do Porto proferiu acórdão dando provimento ao recurso do Cabido contra os coreiros e estudantes, e, julgando inepto o Libelo e improcedente a acção, reformaram a sentença e condenaram os apelados nas custas. Era sobre a posse das maçãs, castanhas, etc., do dia de S. Nicolau. - Vide amanhã 22-XI-1838.

22 de Novembro de 1838: Foram alguns estudantes da vila à Colegiada da mesma, e procuraram o cónego Baptista (João Baptista Gonçalves Sampaio) para o insultar, por lhe ter sido anulado pela Ralação do Porto, o processo de uma demanda que os mesmos estudantes traziam com o cabido, acerca da renda de Santo Estêvão, que se costumava a pagar em dia de S. Nicolau. PL. - No O cónego escapou-se-lhes refugiando-se num andaime das desastradas obras que então andavam na igreja sob sua direcção. Os estudantes procediam assim por no dia antecedente lhes ter sido anulado na Relação do Porto, em virtude de influências dele, o referido processo ganho no ano anterior. Na correspondência da administração do concelho diz: que a 22 e 23 os estudantes praticaram um escandaloso facto na igreja e claustros da Colegiada. - Vid. O jornal "Independente" nº 209.

23 de Novembro de 1838: “Requisitou o administrador do concelho desta vila ao coronel do nº 18 alguma força, a qual foi posta debaixo da casa da câmara, dando patrulhas, que patrulhavam toda a vila. Esta medida foi tomada em consequência dos estudantes quererem insultar o cónego Baptista, vendo-se este na necessidade de se retirar da vila.” P. L.

[in Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria. Manuscrito da SMS.]

Mais efemérides: aqui


Nenhum comentário: