segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Efemérides Académicas (4)

2 de Maio de 1694: Gualter de Nazareth e outros devotos, moradores na cidade do Porto, tendo alcançado licença do D. Prior para colocarem na igreja da Colegiada uma imagem do Senhor da Agonia, para o que tinham mandado fazer uma tribuna, requerendo ao dito D. Prior para que ele e os seus súbditos acompanhe na tarde deste dia a solene procissão em que a referida imagem, que vinha do Porto, era conduzida para a Colegiada e aí colocada no local (em que ainda está) com toda a pompa e aparato, para o que estavam convidadas todas as comunidades e irmandades da vila. O D. Prior despachou o requerimento, ordenando ao seu escrivão notificasse a todos os cónegos, padres capinhas e mais súbditos, que sob pena de 20 cruzados e 20 dias de cadeia, o acompanhem em corpo de comunidade na dita procissão. Esta ordem foi notificada ao Cabido pelo escrivão Dâmaso da Costa, às 7 horas da manhã; o Cabido em sessão às 2 horas da tarde requereu ao notário apostólico João Pinto, lhe tomasse protesto que só por devoção e serviço do Bom Jesus o ia buscar, sem que com isto fosse prejudicado todo o seu direito, nem pudesse alguém aproveitar-se de semelhante acto para encontrar a jurisdição dele Cabido, nem menos a respeito de S. Nicolau que trazia e estava pendente, pois também tinha dado as mesmas licenças o D. Prior aos supraditos devotos para a colocação da imagem. Seguiu-se uma apelação do Cabido para a relação de Braga, que por acórdão de 15 de Março de 1695, revogou o despacho, por a procissão não ser das do estatuto da Colegiada, nem daquelas que os prelados podem por direito obrigar os seus súbditos a acompanhar.

7 de Abril de 1740: Provisão concedendo ao padre Leandro de Castro, morador na Rua de Gatos, licença para continuar a ensinar gramática, que já ensinava há vinte anos, o que era de utilidade, pois os estudantes pobres não podiam ir para Braga e eram vigiados pelos pais; e foi ouvida a Câmara, nobreza e povo e ministros que informaram bem. - Lº 100 de D. João V, fl.22

1 de Novembro de 1755: Num pequeno folheto manuscrito de curiosidades, por um frade da Costa, pertencente que foi ao seu real mosteiro, lê-se: - Memorável será para todos os séculos o dia de todos os Santos do ano de 1755 pelo terramoto com que o céu atemorizou a todo Portugal, e grande perda de vidas, e fazenda, que houve em Lxª, e suas vizinhanças. Por todo o ano adiante continuaram, ainda que não com a violência e estrago do primeiro. Em todo o Reino se fizeram procissões de penitência. Em Guimarães saiu o Cabido descalço. Os estudantes saíram também com a imagem de N. Pe. (S. Jerónimo penitente) que nos vieram pedir para isso, que alguns Monges acompanharam e pregaram, em S. Dâmaso, donde saiu a procissão, à porta da Colegiada, no terreiro de Sta. Clara, no do Carmo, no da Misericórdia, no Toural, no das Dominicas, e outra vez no Toural, para a parte de S. Dâmaso, aonde se recolheu a procissão.

[in Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria. Manuscrito da SMS.]

Um comentário:

Samuel Silva disse...

Os bloggers de Guimarães vão encontrar-se para discutir os cinco projectos para a cidade apresentados em finais de Setembro pela autarquia. Entendemos que este debate deve ser tanto mais alargado quanto possível. E a blogosfera é um instrumento importante desse processo – pela facilidade de acesso e divulgação de informações e opiniões.
O encontro informal de bloggers tem lugar no próximo dia 1 de Dezembro, sábado, às 21h30, na Casa Medieval da Praça de S.Tiago, sede do Gabinete de Imprensa de Guimarães.

Para o debate estão convidados todos todos quantos constituem a comunidade blogger vimaranense.

Mais informações nos blogues:
matermatuta.blogspot.com
colinasagrada.blogspot.com
zineocio.blogspot.com