quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Monumento ao Nicolino

Maquete do Monumento Nicolino, via AAELG-VN.

Está para breve a vinda do monumento Nicolino. Sabe-se, pelos jornais, que já está em fase final de preparação, estando, de momento, a ser pintado. Contrariamente ao que por aí se vem noticiando, soubemos, por fonte fidedigna que o monumento não será inaugurado durante as Festas Nicolinas deste ano devendo, no entanto, sê-lo ainda antes do final de 2007.

O monumento tem gerado polémica desde que os seus primeiros esboços vieram a público, alegando muitos que "não tem nada a ver", havendo até outros que a primeira reacção ao verem-no é a mui Nicolina expressão "'tá beber". Na dúvida, permaneço com a certeza de que as coisas mais grandiosas são sempre polémicas.

Grandioso é que não pôde ficar a capa vermelha esvoaçante que José Guimarães inicialmente pretendia, pois foi obrigado pelo IPPAR a reduzir as dimensões da mesma para que pudesse ser instalado no local desejado. Ainda assim, há a alegria que teremos um monumento bem reluzente, pois consta que foi última exigência do autor a instalação no local de dez focos para iluminar a sua obra.


Mais informação sobre o monumento poderá ser encontrada aqui.

***

Mas como amanhã se iniciam as Festas Nicolinas, não poderia aqui deixar passar em branco o facto. Deixo de seguida ligações para algumas notícias e textos publicados até hoje sobre as festas deste ano.

ACFN Festas Nicolinas: Made in ACFN
Blogminho: Nicolinas
Colina Sagrada: Nicolinas à porta
Guimarães Digital: Monumento ao Nicolino não está garantido na noite do Pinheiro
Tertúlia Nicolina: Comunicado da Comissão de Festas Nicolinas 2007

Frei Clemente de Santa Maria

Nenhum comentário: