quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Efemérides: Torre dos Almadas

Celebra-se hoje o 40º aniversário de entrega da Torre dos Almadas à Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães - Velhos Nicolinos. A 28 de Novembro de 1967 lavrou-se na Câmara o documento de entrega das chaves do dito edifício, cito na Rua da Rainha, sendo à altura Presidente da Associação o ilustre vimaranense António Faria Martins, recordado num dos vários retratos afixados nas paredes da dita sede.

A seu tempo voltarei a este edifício em artigo próprio.


Termo de Entrega da Chave da Torre dos Almadas
à Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães.


Frei Clemente de Santa Maria das Dores

2 comentários:

Anônimo disse...

Só para recomendar que o nosso Frei corrija a afirmação feita de que o saudoso V.N. António Faria Martins era o Presidente da Câmara na data em que a AAELG tomou posse da Torre dos Almadas.
O auto vem assinado pelo Chefe da Secretaria,Dr. Gomes Alves, também V.N., em representação da Câmara Municipal,sendo também assinado por António Faria Martins mas na qualidade de Secretário da AAELG.
De momento não me ocorre quem seria o Presidente da Câmara em exercicio, talvez o Eng. Mendes Ribeiro.
Julgo que o nosso Frei pode facilmente tirar isto a limpo e dar à matéria a correcção que couber para que o registo seja fidedigno.
Posso adiantar que o V.N. António Faria Martins já tinha exercido anteriormente funções como Vereador da CMG, tal como fora Presidente do Vitória de Guimarães, entre outros cargos e funções marcados de grande vimaranensismo. E foi também um dos grandes impulsionadores da fundação da AAELG num grupo de entusiastas que merece citação e referência mais relevante que este simples comentário.
Saudações Nicolinas do
AMG

S. Nicolau disse...

Caro A. M. Graça,

Com quase um mês de atraso, fica emendado o meu erro.

Cumprimentos,

F. Clemente Dores.