7 de Janeiro de 1774: Carta régia criando em Guimarães uma cadeira de Latim e nomeando por 3 anos professor da mesma ao presbítero secular António Lobo de Sousa com o ordenado anual de 240$00 réis cobrado na folha dos professores da comarca e Câmara da vila de Guimarães. Esta cadeira, que, com alguma interrupção, funcionou até 1869 em que foi aposentado o seu último professor Francisco Pedro da Rocha Viana - o Venâncio, não se lhe tendo sucessão até à criação do Pequeno Seminário.
8 de Junho de 1780: Provisão nomeando professor interino da escola de ler, escrever e contar, em S. Romão de Arões, a António Gomes de Andrade, a qual estava vaga e ele desejava abrir a 3 de Julho no lugar da Venda onde residia.
11 de Setembro de 1783: Provisão autorizando por um ano o Veríssimo Francisco, de Moreira de Cónegos, a dar escola de ler, escrever e contar a quem com ele quisesse aprender.
14 de Maio de 1784: Provisão concedendo licença a Manuel José Esteves, de Santa Comba de Regilde, deste termo, para aí abrir uma escola de primeiras letras.
26 de Abril de 1792: Provisão nomeando professor de primeiras letras substituto Boaventura Ribeiro do Lago, para a escola de S. Martinho de Sande, vaga pela desistência que dela fez José Ribeiro do Lago.
[in Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria. Manuscrito da SMS.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário