domingo, 25 de novembro de 2007

Efemérides Académicas (6)

20 de Setembro de 1793: Provisão nomeando professor substituto da escola primária, de ler, escrever, contas e catecismo, com o ordenado anual de 60$000 réis, na vila de Guimarães a António José de Abreu Guimarães, cadeira vaga por falecimento de João Baptista Monteiro.

13 de Julho de 1802: Provisão nomeando professor substituto de gramática latina, em Guimarães, a Francisco José de Oliveira, nos impedimentos do professor padre António Lobo de Sousa, que o indigitou no requerimento em que alegou ter moléstias e pelo longo tempo de ensino se achava impossibilitado.

8 de Abril de 1803: Sexta-feira santa. - Fez-se nesta vila, no sítio do Arco de S. Francisco, um riquíssimo e aparatoso Descimento da Cruz, com o qual se gastaram mais de 12 contos de réis, além de outras muitas despesas que algumas casas fizeram com algum figurado. Não consta que houvesse outro igual em Portugal, nem anterior, nem posterior. O grande monte elevava-se quase até ao cimo das carvalhas que lhe ficavam na retaguarda. Quase todos os telhados do terreiro de S. Francisco e parte dos da Rua de Couros foram improvisados terraços (balcões) - (Nota minha: Dizia-se que até as Beatas do Anjo fizeram um na torre do seu Recolhimento, pois nesse tempo as casas do terreiro de S. Francisco eram baixas, não excediam a muralha. J.L.F.) - para acomodar as famílias da terra como outras muitas que vieram de partes do reino, até mesmo de Lisboa. Foi uma das melhores funções religiosas que neste género se têm feito em Portugal. A guarda romana era toda de estudantes, e as figuras principais eram frades e padres, notando-se entre estes o padre Bernardo (Pinto) Rola (depois cónego), que representava a figura de S. João, que pela sua posição forçada de 3 horas quase estático se tornou um facto extraordinário e assombroso, a ponto de muitos dizerem que não era possível ser figura viva, mas sim de pasta. No ano seguinte, estudantes e rapazes de várias aulas quiseram também improvisar um outro em uma horta de uma casa da Rua Nova das Oliveiras, cujas despesas eram custeadas pelos pais dos mesmos e com tal incremento iam que, chegando ao conhecimento do prelado, este oficiou logo ao corregedor que imediatamente o suspendesse e fizesse arrasar.

[in Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria. Manuscrito da SMS.]

Nenhum comentário: